É com muito orgulho que viemos compartilhar essa novidade.
O Conexão Favela é uma organização que cria pontes entre a sociedade e a favela por meio do conhecimento e da oportunidade.
Conectando pessoas e empresas com o mesmo intuito de transformar a dura realidade que encontramos no acesso à educação em diversas favelas pelo Brasil, o Movimento Conexão Favela nasceu para apoiar o jovem da comunidade nessa cocriação de um futuro muito melhor.
É por isso que abraçamos esse movimento para transformar mais e mais vidas.
Esse Movimento começou quando Caroline Muccida e Jessica Barbosa conheceram a Solange Luz, que estava palestrando na Semana de Diversidade e Inclusão justamente na empresa onde Jessica trabalhava.
Solange convidou alguns dos seus amigos do Jardim Peri, comunidade de São Paulo, para participar do evento, onde discursou sobre Tecnologia e Favela.
Esse assunto chamou a atenção da Caroline e da Jessica, que logo entraram em contato com Solange para o que então hoje é o Movimento Conexão Favela, que tem como objetivo construir pontes entre a sociedade e a favela.
Diversos outros amigos se uniram a movimento e começaram uma sessão de Design Thinking para definir o propósito do Movimento, que ainda não havia sido definido na época.
Esse estudo serviu também para entender o jovem da comunidade e seus gostos, desejos e hábitos.
Com uma visita ao Jardim Peri, foi organizado então um Campeonato de Futebol na comunidade para atrair os jovens e ser feita a pesquisa.
O Campeonato aconteceu no dia 8 de dezembro de 2019 e a premiação foi toda organizada por meio de uma vaquinha online, planejada pelos próprios membros do Movimento.
Esse momento foi marcado e carimbado como um grande divisor de águas para o Movimento, pois só assim foi possível conhecer toda a vizinhança e entender como os moradores viviam naquela realidade.
Estar presente com o pé no chão no ambiente foi fundamental para ouvir os anseios e necessidades de cada um dos jovens que ali moravam.
O estudo serviu para traçar as metas e rotas que o Movimento precisava percorrer pra conseguir levar educação e formação de qualidade para a comunidade, por meio da tecnologia.
Ao todo foram entrevistadas 73 pessoas da comunidade, com idades aproximadamente entre 9 e 25 anos.
Os resultados da pesquisa trouxeram as informações que os membros do Movimento Conexão Favela precisavam para relacionar o nível de educação e de tecnologia presente entre os jovens da comunidade.
Foram encontrados diversos jovens com sonhos gigantes, mas com poucas habilidades profissionais, devido à falta de oportunidade. Jovens que sabiam onde queriam ir, mas não sabiam como chegar nesse sonho.
O Movimento então traçou comunicações para mostrar para aquele jovem outras opções de empregos disponíveis, incentivando suas habilidades pessoais e profissionais, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho.
Após diversas movimentações, começaram a nascer os pequenos grandes projetos do Movimento Conexão Favela, como a Feira da Profissões, que foi um evento feito em abril de 2019 com o objetivo de conectar o jovem da comunidade com profissionais de diferentes áreas de atuação, incentivando esse relacionamento pessoal e profissional.
Até hoje o Movimento Conexão Favela segue conectando pessoas e empresas pra fazer mais ações transformadoras como essas, e hoje podemos estar presente em uma delas.
A parceria da Strawplast com o projeto está proporcionando um curso de informática básica para jovens no Jardim Peri, favela de São Paulo.
O curso iniciou no dia 24/10, e a conclusão e formatura irá acontecer dia 17/12.
Confira algumas fotos dos alunos:
Nos conectamos para cocriarmos um futuro melhor. Esse é um dos maiores propósitos da Strawplast: pensar no futuro é agir no presente.
Acompanhe nossas redes sociais para receber mais atualizações sobre essa linda parceria.

