Com os festejos juninos, empresas do setor de varejo enxergam oportunidade de até 30% a mais de incremento nas vendas.
Segundo a AB Brasil, dona da marca Fleischmann, há uma estimativa de 30% de crescimento nas vendas no varejo no Brasil, no São João.
O aumento se dá devido fator pandêmico, onde há 2 anos o efeito do isolamento social suspendeu todas as festas juninas no país. Agora, com a retomada, o setor do varejo já trabalha em cima do público para garantir toda a praticidade que ele procura.
Porém, há um alerta sobre esse avanço de vendas: somente com o sortimento assertivo, a execução eficiente e boas parcerias é capaz de proporcionar todo esse sucesso. Mas você deve estar se perguntando: “E como eu faço isso?”. Nós te explicamos!
Com a retomada das festividades, todo o país está em movimentação, tanto o setor do varejo quanto o público consumidor, buscando retornar aos festejos rotineiros.
Por isso, é superimportante estar antenado nas movimentações do comportamento do consumidor, inclusive em sua experiência em loja. Seja qual for o tamanho da sua loja, o seu cliente quer ter uma experiência nela.
Ofertar quitutes e bebidas para as festas juninas, por exemplo, oferecer também utensílios para sua conveniência é um fator que agregará mais peso ainda para a venda principal, trazendo um incremento na sua margem.
A empresa Yoki é um ótimo exemplo a ser seguido. O gerente de trade marketing da companhia, Fábio Asquino, explica quão importante é o incentivo ativo dessas vendas. Para ele, não basta só apresentar os produtos, é preciso oferecer uma experiência imersiva ao festejo.
As barracas juninas criadas nas lojas podem ser a ponte entre a dúvida e a decisão de compra. E o que está exposto na barraca também conta.
A própria disposição dos produtos deve ser atraente ao público. Nada de exagero, mas não se esqueça de ser chamativo. Você não quer que o seu cliente passe despercebido pela sua barraquinha especial de festa junina, não é?!
Um grande diferencial do player é, além do mix de produtos, oferecer em forma de conveniência, outros produtos que auxiliem na composição, como pratos, copos e garfos, utensílios muito utilizados nas festas juninas.
Para garantir que sua loja explore bastante essa sazonalidade, não esqueça também de mostrar ao seu público a sua movimentação, o seu catálogo de produtos e as promoções que terão na mesa. Preço ainda é um importante decisor de compra.
Barracas bem abastecidas e com produtos ou utensílios que ofereçam praticidade e conveniência, impactam na jornada do consumidor, ativando gatilhos emocionais para a ocasião, visto que o São João é um tipo de festejo presente em boa parte dos lares brasileiros.
Além das comemorações em casa, há também os festejos em escolas, igrejas e até em empresas, outros tipos de público que merecem atenção e prometem se movimentar ainda mais neste ano de 2022.
Trabalhar com ocasiões específicas trará uma forte diferenciação para a sua loja. Por exemplo: “Vai festejar o São João com a galera da empresa? Passe por aqui”. Trabalhar com comunicações incisivas e personalizadas faz com o que o público se sinta conectado e atendido frente a sua necessidade.
Enxergando toda essa movimentação, nós da Strawplast desenvolvemos um Guia Exclusivo que vai te auxiliar a preparar o seu negócio para incrementar as vendas nesse período junino.
Pensando em unir o útil ao agradável, o nosso Guia especial te dá dicas e o passo a passo de como preparar a sua loja para os festejos juninos, oferecendo mais que o óbvio para o seu cliente, oferecendo também praticidade e comodidade.
Tão importante quanto entregar o que o cliente está buscando, é atender ao cliente naquilo que ele não sabe que precisa. Ofereça conveniência e garanta fidelização e confiança com o seu público. Clique aqui e confira!
Agora que você já sabe que as festas juninas de 2022 trazem oportunidade de 30% de incremento nas vendas, que tal organizar sua meta de vendas neste patamar? Agora é com você!
Prepare as bandeirolas, as barraquinhas, os quitutes e bebidas e vamos festejar!

